segunda-feira, janeiro 17, 2011

Today's MLK Day!















Martin Luther King Day...
Trata-se de um feriado nos EUA, em homenagem ao Dr. Martin Luther King Jr., foi estabelecido em 1986, porém cumprido pela 1ª vez em 1993, é comemorado anualmente na 3ª segunda-feira do mês de janeiro, próximo à data de seu aniversário.

Martin Luther King , Jr.(1929-1968)
foi um pastor protestante e ativista político estado-unidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo.
Ele foi a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1964, que lhe foi outorgado em reconhecimento a sua naçao e à sua liderança na resistência não-violenta e pelo fim do preconceito racial nos Estados Unidos.

MLK foi assassinado em 4 de abril de 1968 na cidade de Memphis.
O seu discurso "I Have a Dream" é considerado um dos maiores na história e foi eleito o melhor discurso estadunidense do século XX
numa pesquisa feita no ano de 1999.
"[...] Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença. "Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais.
[...]
Eu tenho um sonho hoje!
[...] E quando isto acontecer, quando nós permitiremos o sino da liberdade soar, quando nós deixarmos ele soar em toda moradia e todo vilarejo, em todo estado e em toda cidade, nós poderemos acelerar aquele dia quando todas as crianças de Deus, homens pretos e homens brancos judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão unir mãos e cantar nas palavras do velho espiritual negro:
Finalmente livres! Finalmente livres!
Graças a Deus Todo-Poderoso, estamos finalmente livres!
"
Trecho do discurso "I Have a Dream"














Achei interessante essa postagem hoje porque eu estava no twitter e vi muitos TTs sobre o MLK Day então resolvi pesquisar mais sobre, gostei e não poderia deixar de registrar.Link

Nenhum comentário: